8.10.06

banho-maria

Tenho sentido um cheiro de mistério no ar, uma sensação de iminência. Ao mesmo tempo, uma necessidade irresistível de ficar quieta na minha concha. Como se este frio, esta chuva, esta umidade me dessem ganas de hibernar.

Como será que se sente uma semente enfiada na terra?

E entretanto, apesar da calma aparente, tenho uma sensação surda de torrentes de lava deslocando-se lenta mas inexoravelmente no subsolo. Poderosamente. O vulcão lá, parecendo adormecido; os pássaros voando tranqüilamente sobre a cratera, fazendo seus ninhos, cuidando da vida; os boizinhos pastando na encosta, as borboletas pra lá e pra cá, as moscas zumbindo, os aldeões locais cuidando das plantações... Mas a lava lá, no subsolo, o magma em correntes lentas, e poderosas, e inexoráveis. Toda a força da natureza em estado bruto e latente. O que vai acontecer? Quando? É um mistério. Mas que vai acontecer, em algum momento, ah, isso vai.

= = =

É como se eu estivesse cozinhando lentamente em fogo brando - em banho-maria.

= = =

Tenho passado meus dias em estado de reticências...

Nenhum comentário: