29.9.06

noite aberta (apontamentos - 2)

(essa chuva que não pára)


= = =

O gato
Eu vi quando a Menina entrou no buraco, e fui atrás. Fui atrás porque vi quando, antes, ela tinha se iluminado toda daquele jeito, e soube que, se ela entrasse no buraco sozinha naquele momento, ela ia estar se metendo sozinha numa escuridão muito difícil de enfrentar sozinha. E eu fui atrás pra ajudar, que gatos conhecem a escuridão como ninguém, especialmente aquele tipo de escuridão.

Eu vi que ela ficou aninhada na escuridão, sem ter percebido ainda o tamanho todo que estava à volta dela — porque ela não estava vendo. Mas gatos vêem no escuro, e eu via todo o tamanho infinito que podia engoli-la a qualquer momento, e ela nem fazia idéia ali aninhada numa cantinho da escuridão. Mas as coisas são assim mesmo, nós gatos que vemos na escuridão mais do que ninguém é que sabemos — quantas vezes as gentes estão andando na beirinha do abismo e não fazem a menor idéia. E é ridículo, às vezes elas estão em caminhos tão mais largos, mas têm vertigem, ficam com medo e caem. Como é que pode, elas confiarem tanto assim nos olhos, sem a menor noção de sentir com o resto de si. Confiam tanto assim nos olhos, que são totalmente cegos, ou quase quase quase isso.

Pois então eu vi a Menina ali achando que estava numa toca, a boba — ela estava em outro mundo e nem desconfiava. Porque quando as gentes se iluminam todas do jeito que eu tinha visto ela se iluminar, eu sou gato, eu sabia, quando as gentes se iluminam assim é uma hora mágica, e a primeira porta onde elas entram, qualquer porta, desde que seja a primeira, a primeira porta onde elas entram é a porta para outro mundo. E é só porta de entrada. A porta de saída elas têm que achar, ou então cavar a sua própria saída, e esse é o grande problema que elas têm. A maioria das gentes que se iluminam, assim como a Menina se iluminou, e entra por uma porta, a maioria dessas gentes não consegue sair nunca mais, porque ficam tentando sair pela porta que é só de entrada, e por ali a escuridão que elas carregam não passa.

Então era muita sorte da Menina ter um gato pra dar sorte. E ela ia precisar mesmo de sorte, se quisesse aprender a se livrar da carga de escuridão já amarrada nela (e ela nem sabia), se quisesse aprender a procurar ou cavar a porta de saída, se quisesse aprender com aquele mundo e levar o que aprendesse pro mundo dela. E ela ia precisar mesmo de mim, se quisesse sobreviver àquilo tudo.

Rio, 1996

= = =

(...) a vida. / Há que merecê-la.
- Thiago de Mello

Nenhum comentário: